quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DIA DO BIÓLOGO

No Brasil, a profissão de biólogo foi regulamentada em 3 de setembro de 1979. Por isso esse dia ficou consagrado aos profissionais da área.
==================================================================
A biologia é a ciência da vida (do grego bios = vida e logos = estudo).
==================================================================

Ela estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem entre si e com o seu ambiente. Analisam desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.
===================================================================
BIÓLOGO:
** é o pesquisador envolvido com a Biologia e suas áreas. Desenvolve seus estudos por meio do Método Científico. Trabalha em laboratórios de pesquisa, laboratórios de rotina como os de biologia clínica, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.

O exercício da profissão exige dupla habilitação: a técnico-científica e a legal. A habilitação técnico-científica é expressa através da comprovação da capacidade intelectual do indivíduo, pela posse do diploma fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado. A habilitação legal cumpre-se com o registro profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício; no caso dos biólogos, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.

Nenhum comentário: